A prática da corrida exige do organismo muita energia. Com isso, a respiração torna-se fundamental para a boa performance do movimento. Pois a entrada de ar no organismo faz com que os alimentos se transformem em energia.
A respiração é uma função autonômica, sem absoluta necessidade de controle voluntário. Ou seja, nós não conseguimos controlar a respiração de forma mais eficiente do que é ajustada involuntariamente.
Siga nosso twitter
Para que a respiração contribua para um bom desempenho na corrida, especialistas dão dicas de como usufruir melhor do oxigênio.
Veja quais são:
- Respiração correta faz com que o ar entre pelo diafragma, que é o principal músculo respiratório. Quando ele se contrai, as nossas vísceras são forçadas para baixo, abrindo espaço para os pulmões se expandirem.
- Numa corrida de longa distância, a respiração deve permanecer num ritmo constante durante boa parte do exercício.
- Durante a corrida, permita que o ar entre pelo nariz e, se for o caso, saia pela boca. O importante é o corpo encontrar seu próprio ritmo de forma natural.
Quando a atividade é muito intensa, o nariz não consegue absorver a quantidade de ar necessária, e de maneira involuntária passamos a inspirar também pela boca. Se tiver com dificuldade, diminua o ritmo
Publicado em 16/05/12 e revisado em 28/06/17
from Educação Físicaa
0 comentários