O Krav Maga surgiu na década de 1940 em Israel e rapidamente ganhou o mundo. Isso porque as técnicas da mais nova arte marcial daquela época ajudaram e muito o exército israelense a conquistar a independência do país.
Porém, na contramão das outras artes marciais, como jiu-jitsu, muay thay e kung fuk, o krav maga não se transformou em um esporte. Esta é, inclusive, a única luta que é reconhecida mundialmente apenas como defesa pessoal e não como arte marcial.
Portanto, se você quer participar de uma competição de krav maga – esqueça. Não há regras, competições, pontuações, enfim, nada que caracterize a luta como um esporte. Por outro lado, é necessário muito treino e condicionamento físico.
O krav maga se difundiu pelo mundo como a mais poderosa técnica de defesa pessoal. O objetivo principal é simplesmente abater o adversário – neste caso o inimigo, já que estamos falando de um assaltante, seqüestrador ou até mesmo de um soldado. Para isso, a técnica visa a defesa pessoal e todos os golpes são permitidos, afinal, trata-se de salvar vidas.
Os treinamentos procuram capacitar o praticante para que o mesmo consiga se defender em uma situação de perigo real. Como já poderíamos imaginar, principalmente em função de sua origem, o krav maga é utilizado pelas principais forças policias e militares do mundo todo como o FBI, a SWAT, o Corpo dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos e aqui no Brasil pelo BOPE, marinha, entre outras organizações.
Em função do aumento da violência urbana, o krav maga vem sendo cada vez mais praticado em academias brasileiras. Não há limite físico para a sua prática e muitas mulheres estão optando pelo aprendizado do krav maga para defesa pessoal.
Publicado em 31/03/14 e revisado em 26/06/17
from Educação Físicaa
0 comentários