O treinamento físico é uma importante área de atuação profissional da Educação Física e do Esporte. Ela tem por objetivo precípuo, a melhoria do desempenho físico-esportivo através da aplicação de um processo organizado e sistemático composto por exercícios físicos. Nos últimos anos, os progressos tecnológicos e nos métodos de investigação científica nas diferentes subáreas relacionadas ao treinamento físico trouxeram um avanço significativo na obtenção deste objetivo. Neste artigo será discutido, do ponto de vista acadêmico-científico e também da prática profissional, o estado da arte do conhecimento associado à avaliação do treinamento, ao controle da carga de treinamento, aos modelos de organização da carga de treinamento e ao desenvolvimento das capacidades motoras. Esperamos que ao final, o leitor possa ter um bom entendimento destes diferentes componentes, como eles contribuem para a modificação do desempenho motor e como aplicá-los para a elaboração, implementação, avaliação e reformulação de programas de treinamento físico.
Quando vemos atletas em competições de alto rendimento a maioria das pessoas não imagina o que envolve a preparação de cada um para chegar ao ápice físico. Tanto nos esportes individuais, quanto nos coletivos, a evolução da preparação física, juntamente com a fisiologia do exercício, em conjunto com técnicas preventivas de lesão, impulsionaram os esportes a níveis nunca imaginados.
Ser um profissional da preparação física que esteja envolvido com o alto rendimento requer muito estudo e muito compromisso com a profissão. Estudos e técnicas novas são implementadas todos os dias nas mais diferentes modalidades e as possibilidades de desenvolvimento dos atletas extrapolou as salas de musculação há muito tempo. Claro que essa parte jamais poderá ser descartada ou desmerecida, porém, como a demanda das necessidades físicas aumentaram na maioria dos esportes, cabe ao profissional moderno buscar novos meios e técnicas para a busca da excelência.
Deixo aqui cinco dicas que considero imprescindíveis para profissionais de educação física que desejam trabalhar com preparação esportiva em esportes de alto rendimento. São elas:
1- estude fisiologia do exercício, assim você terá condições de trabalhar com todas as modalidades esportivas;
2- conheça o estilo de treinamento do seu técnico, lembre que treinamentos técnicos e táticos também requerem esforço físico;
3 – conheça as necessidades individuais dos atletas, além de respeitar as valências físicas da modalidade, é necessário individualizar o trabalho físico;
4- a preparação física é apenas uma das áreas de apoio para a modalidade esportiva, que leva as melhores condições físicas para o esporte de rendimento;
5- Lembre o preparador físico não ganhará jogo, mas perderá, você ouvirá que em caso de vitoria a tática, a técnica, o grupo, as individualidades fizeram a diferença para a vitória. No caso de derrota, não é difícil ouvirmos que a equipe perdeu porque estava mal fisicamente e algo precisa ser revisto.
from Educação Físicaa
0 comentários