A brincadeira é o exercício físico mais completo de todos e é através dela que agregamos valores e virtudes à nossa vida.

A falta de valorização do brincar contribuiu para a realidade que vivemos hoje: as brincadeiras estão entrando em extinção. Brincar, porém, é um momento "sagrado".

Brincadeiras de roda, com elástico, pião, bolinha de gude, amarelinha, siga o mestre, estátua, dança das cadeiras. Todo mundo carrega de sua infância um repertório de brincadeiras que costumava fazer em casa ou na hora do recreio. O educador tem que acessar a criança que existe nele. Essa reconexão é o primeiro movimento para olhar a brincadeira como eixo estruturante da aprendizagem, para observar e entender como as crianças pensam.

Ao instituir jogos e brincadeiras, as crianças manipulam e exploram os objetos, comunicam-se, desenvolvem suas múltiplas linguagens, organizam seus pensamentos, descobrem regras, tomam decisões, compreendem limites e desenvolvem a socialização e a integração com o grupo. E todo esse aprendizado prepara as crianças para o futuro, onde terão de enfrentar desafios semelhantes àqueles vistos nas brincadeiras.

Atividades como jogos, com recursos ou não (tabuleiro ou apenas verbalizados), porém que possuem regras podem desenvolver estes aspectos na criança, a mesma passará a conhecer limites e subordinar-se a regras. E compreenderá que ao longo de seu desenvolvimento irá se deparar constantemente com regras, aos quais deverá seguir, tanto em aspectos sociais, e em ambientes diversificados como escola, família e no trabalho. Uma vez que também o lúdico auxilia a criança no decorrer do seu desenvolvimento favorece as crianças e jovens que jogam em grupos, a aprenderem a respeitar as pessoas, a colaborarem com elas, a receberem ajuda, a tentar compreendê-las, é a função comunitária.

Podemos analisar a importância das brincadeiras e dos jogos, vale destacar também a relevância do brinquedo. Os brinquedos vão realizar sonhos, desmistificar fantasias ou simplesmente estimular a criança a brincar livremente. Pois com estes instrumentos, uma boneca pode virar uma bailarina, uma modelo, uma noiva, uma super – heroína, filinha e/ou princesa. E um carrinho pode magicamente se transformar em uma nave espacial, um avião, um monstro e entre outros. Estes instrumentos assume para a criança um significado e após a fase adulta, ao revê-los poderá recorda-se das aventuras que foram experienciadas apenas por ela e por aquele brinquedo, que levará consigo por toda a vida.

Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.

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