A diabetes é uma doença que se caracteriza por uma deficiência absoluta (tipo I) ou relativa (tipo II) de insulina que resulta em hiperglicemia. O mesmo diz que o tipo II ocorre mais tardiamente e está associado à obesidade. Os sintomas podem ser semelhantes às da diabetes tipo I, mas geralmente são menos acentuadas. Como resultado, a doença pode ser diagnosticada vários anos após o início, uma vez que já surgiram complicações.
O Diabetes Mellitus tipo II (DM2) é a forma presente em 90% a 95% dos casos e caracteriza-se por defeito na ação e secreção da insulina. A maioria dos pacientes com essa forma apresenta sobrepeso ou obesidade, sendo necessário o controle da composição corporal como forma de prevenção
O exercício físico adequado e nutrição fazem a aliança perfeita para prevenir o diabetes, obesidade e outras possíveis doenças. De acordo com Oliveira & Vencio (2014) no tratamento do diabetes podemos destacar que o exercício físico é um importante aliado, atuando sobre o controle glicêmico e sobre outros fatores de comorbidade, como a hipertensão e a dislipidemia, e reduzindo o risco cardiovascular. Em termos gerais, a glicemia após o período de jejum (8 horas) deve apresentar valor menor que 100mg/dl para caracterizar normalidade, maior ou igual a 126 mg/dl aponta diabetes. O teste pode ser feito por aparelhos portáteis, ou em laboratórios, ambos através do sangue. Já a obesidade pode ser verificada pelo índice de massa corporal (IMC) usando a formula IMC= massa corporal/Altura2.
Protocolos de HIIT:
Protoloco 1 – Tabata:
8x (20seg : 10seg)
São 8 séries com 20 segundos de estímulo e 10 segundos de intervalo.
Protocolo 2 – Timmons:
3x (20seg : 2min)
São 3 séries com 20 segundos de estímulo e 2 minutos de intervalo.
Protocolo 3 – Trapp adaptado:
20x (24seg : 36seg)
São 20 séries com 24 segundos de estímulo e 46 segundos de intervalo.
Protocolo 4 – Gibala:
10x (60seg : 60seg)
São 10 séries com 60 segundos de estímulo e 60 segundos de intervalo.
Protocolo 5 – Trapp:
60x (8seg : 12seg)
São 60 séries com 8 segundos de estímulo e 12 segundos de intervalo.
Protocolo 6 – Wisloff:
4x (4min : 3min)
São 4 séries com 4 minutos de estímulo e 3 minutos de intervalo.
- Se você tem dúvidas sobre como fazer uma Prescrição do TREINAMENTO HIIT baseado em Evidências Científicas, precisa clicar aqui AGORA!
- Hiit como treino na CORRIDA? Saiba Como Prescrever o HIIT para Corrida baseado na vVO2 máxima clicando aqui!
- Hiit específico para MULHERES? Conheça o workshop "Emagrecimento e Estética Feminina: Aplicações do HIIT", clicando aqui!
from Educação Físicaa
0 comentários