Claro que praticar qualquer tipo de exercício traz benefícios à saúde, mas o treino intervalado tem alguns diferenciais quando falamos de queima de gordura.
Veja os principais benefícios da prática do treino hiit:
Maior Quantidade de Gordura Eliminada
A prática de treino hiit faz com que o corpo queime gordura até 48 horas após o treino e mesmo que você esteja descansando. Esse é sem dúvida o motivo que leva as pessoas praticarem esse tipo de treinamento.
Resultados Em Menor Tempo De Prática
Os exercícios de treino hiit são feitos em apenas poucos minutos (12 a 21min) e a prática diária levará a tonificação da musculatura e queima de gordura acelerada se forem praticados todos os dias ou, por exemplo, de 4 a 5x por semana, não mais do que isso. Você precisa descansar seu corpo por, pelo menos, 2 dias na semana.
Exercícios Mais Dinâmicos
Diferente dos exercícios aeróbicos da academia que são repetitivos e muito enfadonhos, quando você pratica o treino hiit, poderá diversificar os exercícios diariamente e trabalhar músculos diferentes a cada prática. Isso deixa o treino menos cansativo e muito mais prazeroso.
Melhora Do Sistema Respiratório E Cardiovascular
Os exercícios levam o corpo à exaustão. Assim, a respiração e os batimentos cardíacos são potencializados deixando o organismo mais resistente até mesmo para praticar exercícios aeróbicos mais longos.
Mais benefícios do treino HIIT
- Melhora da aptidão física;
- Melhora da composição corporal;
- Ganhos com sessões não muito longas;
- Eficácia para o emagrecimento;
- Redução significativa da gordura subcutânea;
- Queima da gordura visceral;
- Tratamento para Síndromes Metabólicas;
- Redução da hipertensão arterial;
- Auxilia no tratamento de doenças cardíacas;
- Pode melhorar o aumento da força;
- Pode incentivar o ganho de massa magra.
A gente pode controlar a intensidade do HIIT a partir de variáveis psicofisiológicas, como frequência cardíaca, consumo de oxigênio e percepção subjetiva de esforço, e a partir de variáveis mecânicas, como a velocidade ou potência associadas ao consumo máximo de oxigênio", explica o educador físico.
Porém, é errado achar que, para ser HIIT, a pessoa tem que ir até o seu limite, fazendo os esforços na maior intensidade, velocidade e ritmo que ela conseguir. É por causa desses erros conceituais que algumas acabam passando mal ao realizarem o treino HIIT.
A prática de treino hiit deve ser feita apenas por pessoas que já possuem uma certa experiência com exercícios aeróbicos e que estão acostumadas a se exercitar de alguma forma.
from Educação Físicaa
0 comentários