A prática de atividade física regular é considerada uma forma efetiva de promover saúde, qualidade de vida e prevenir muitas doenças e também colabora com a recuperação de dependentes, diminuindo o número de recaídas e de episódios de uso nocivo. Com o uso do alcool, essa prática pode não ser tão saudável assim. 

Quais os riscos de praticar esporte alcoolizado? Que efeitos o álcool causa em nosso organismo?

Durante a prática de atividade física com álcool no organismo, caso a pessoa não tenha ingerido uma quantidade adequada de carboidratos, pode haver hipoglicemia, que é a diminuição do nível de glicose na corrente sanguínea.

A princípio existe uma grande armadilha, já que o álcool traz energia em curto prazo, o que faz tanto o atleta profissional quanto o amador achar que vai ter uma melhor performance.

Acontece que os problemas que o álcool traz para as pessoas e principalmente para os atletas começam pelo rim: o atleta começa a desidratar porque a perda de líquido pelo corpo é maior.

Na pele, acontece a vasodilatação periférica, o que acarreta na perda de calor podendo levar a hipotermia em lugares mais frios.

Acúmulo de gordura, porque altera o metabolismo de açúcar e gordura corporal.

Enfraquecimento muscular;

Perda de resistência para um exercício continuado ou um programa de treinos; aumento da pressão arterial; comprometimento da habilidade motora;

Inibe a absorção de vários tipos de vitaminas, inclusive o complexo B. Com isso atrapalha o crescimento muscular e acontece perda de massa magra (músculos) .

Afeta o SNC (Sistema Nervoso Central), e isso no atleta implica na diminuição da velocidade de reação, por exemplo.

Isso sem falar que o consumo excessivo de álcool está diretamente relacionado ao surgimento ou agravamento de doenças cardíacas, hepáticas e psiquiátricas.

A pessoa que pratica atividade física e consome uma quantidade significativa de álcool em vários períodos da semana apresenta uma deterioração da qualidade física. Isso se deve ao álcool diminuir a força, a velocidade, a capacidade cardiorrespiratória e a resposta muscular. Ele prejudica também o equilíbrio e a respiração, vamos ver os principais efeitos do álcool.

O prazo ideal de distância entre o consumo de bebidas alcoólicas e a prática esportiva é de 72 horas antes de beber e 24 horas depois.  Se for para misturar os dois, que seja depois do exercício, nunca antes. E que se consuma muita água antes, durante e depois do esforço físico, para diminuir a quantidade de etanol no organismo




from Educação Físicaa