O basquete é um campo rico em experiências corporais, pois envolve movimentos variados, como quicar a bola, lançar à cesta, fazer o passe e se esquivar da marcação. Mas, para que essa prática, comum nas escolas, resulte em aprendizado para todos, é preciso abandonar o trabalho centrado apenas na técnica. É fundamental que se fuja das aulas que selecionam os melhores e marginalizam os com menos habilidade.

Então, segue abaixo 2 aulas que ajudam a "aproximação" do menos técnico do mais técnico.

AULA 0ue

ATIVIDADE I

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e coletes

JOGO DOS PASSES

A turma será dividida em duas equipes e o jogo terá uma bola. A equipe que tem a bola deve passá-la entre seus componentes sem que o adversário intercepte o passe. Se a equipe conseguir fazer 20 passes consecutivos, marca um ponto. O professor pode dividir o jogo por tipos de passes do basquetebol.

ATIVIDADE II

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e cones

Formar cinco colunas no fundo da quadra, cada coluna com uma bola e de frente para os cinco cones, colocados próximo a linha central. A bola deve ser driblada até o cone e depois o aluno corre e tenta fazer uma cesta do outro lado da quadra e volta atá a sua coluna. Ganha a coluna que completar a tarefa primeiro.

AULA 02

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e coletes

ATIVIDADE I

PIQUE-PEGA COM BOLA

Jogadores "fugitivos" dispostos pela quadra de basquete, ocupando todo espaço de uma forma equilibrada e Jogadores "caçadores" identificados com um colete ou alguma outra marca que distingua as equipes.

Todos com bola e sempre em drible.

Seqüência:

Ao sinal do professor, os "caçadores" perseguem os "fugitivos". Quando um "fugitivo" é tocado por um "caçador" pára imediatamente e permanece no local com a bola na mão. O "fugitivo" que foi apanhado pode voltar a fugir se um dos seus colegas passarem por baixo das suas pernas. Após 5 minutos mudam-se os "caçadores".

Critérios de êxito:

Todos os jogadores devem estar em atividade (corrida ou outro tipo de movimento) e em drible. Quando um "fugitivo" perde o contacto com a bola, vai buscá-la, mas fica parado à espera de ser salvo.

ATIVIDADE II

Espaço: pátio da escola, quadra esportiva ou qualquer espaço que possibilite a execução da atividade.

Material: bolas de basquete e coletes

PIQUE BANDEIRA DO BASQUETEBOL

A turma será separada em duas equipes e uma equipe de cada lado da quadra, a atividade têm como objetivo recuperar a bandeira (bola basquetebol) do adversário, fazer uma cesta e trazê-la para o seu campo, sem que seus integrantes sejam tocados pelos oponentes. Caso aconteça de ser pego, o aluno ficará colado no lugar até que outro companheiro de time o toque para descolá-lo. Se ele estiver de posse da bola quando for tocado, ele voltará para a sua zona de origem. As equipes atacam-se simultaneamente.

DICA BOA:

Se você chegou aqui porque quer atividades de basquete, com certeza, o TOP 100 Basquete vai te ajudar. O TOP 100 Basquete Escolar vai te ajudar porque temos atividades de todos os fundamentos para serem aplicados nas aulas de Educação Física Escolar e até mesmo em escolinhas de  basquete. Clique aqui!



from Educação Físicaa