A psicomotricidade é uma ciência que tem a finalidade de estudar a interação entre aspectos motores, cognitivos e afetivos durante os primeiros anos de vida, também em como avaliar e planejar estas habilidades no sentido de observar anormalidades e sincronizar estas competências alinhando-as em direção à plenitude destas funções de acordo com o desenvolvimento da criança e com a sua maturidade.
Nos primeiros anos de vida, a criança passa por constantes modificações evolutivas em vários eixos de seu desenvolvimento; o motor, o adaptativo, o pessoal-afetivo, nas emoções e na linguagem. O respeito às etapas e a aquisição adequada de cada habilidade em cada momento da vida é essencial e sinaliza integridade anatômica e funcional do cérebro. Mesmo assim, algumas crianças podem evoluir de forma inadequada e atrasada e, sem intervenção, chegar em desvantagem na fase escolar de sua vida.
Os princípios e a metodologia psicomotora contribuem para reduzir os riscos de má evolução acadêmica, pois recomenda trabalhar e desenvolver os mais variados aspectos ligados à eficácia motora e cognitiva da criança sem deixar de acrescentar que o respeito ao limiar normal esperado da criança é essencial para que a maturação cerebral e as particularidades neurofuncionais de acordo com a idade se façam sem sobrecarregar emocionalmente a criança.
Uma vez que o indivíduo descobre suas possibilidades e limitações, claro que dentro do processo natural de aprendizagem e sempre através das técnicas relacionadas à Psicomotricidade na Educação Infantil e atividades, torna-se capaz de expressar suas ideias e opiniões, desenvolver e amadurecer habilidades motoras, desenvolver movimentos rítmicos de dança e desenvolver/fortalecer as habilidades motoras finas, estimulando ainda mais a aprendizagem oral e escrita.
Além disto, a psicomotricidade tem em seu bojo princípios sintonizados com aspectos peculiares do cérebro como hierarquia, especialização e lateralização. O andamento de um bom desenvolvimento psicomotor se baseia antes na boa estruturação de habilidades mais amplas e básicas (tônus, equilíbrio e postura) para depois serem aplicadas maior performance nas habilidades mais finas (coordenação motora, lateralidade, praxia). Por sua vez, a especialização deve ser estimulada para que o cérebro "reserve espaço" para outras demandas e habilidades e possa ceder mais áreas para novas aprendizagens. A lateralidade se destina a habilidade de concentrar determinadas funções ora do lado direito, ora do lado esquerdo do cérebro com a finalidade de organizar melhor as funções cerebrais de acordo com o domínio lateral atingido pela criança. Como o lado direito costuma amadurecer mais precocemente (até os 6 anos), deve se dar mais ênfase às atividades que estimulem tal lado até os 6 anos.
A condução cada vez mais pautada em evidências científicas vem mostrando que a relevância da psicomotricidade no rol dos modelos e métodos que podem trazer maior favorecimento na Educação é óbvia e colocar seu modus operandi na escola pode favorecer amplamente a aprendizagem
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