O ensino do Futebol não deve ocorrer apenas no aspecto motor, valorizando-se o conhecimento da técnica-tática do esporte. Isso facilita a exclusão dos menos habilidosos, das meninas e, dessa maneira, o abandono de oportunidades de vivenciar diferentes experiências motoras, afetivas, cognitivas e sociais, não se permitindo participar da cultura corporal do movimento.
A riqueza contida no ensino do Futebol não se baseia apenas no desenvolvimento dos elementos técnicos-táticos e das habilidades motoras do indivíduo, como a coordenação motora, lateralidade, agilidade, velocidade de reação, etc., mas também no conhecimento dos códigos e significados que a sociedade lhe imprimiu, caracterizando-o como fenômeno social, em que se deve "questionar suas normas, suas condições de adaptação à realidade social e cultural da comunidade que o pratica, cria e recria, além do resgate de valores que privilegiam o coletivo sobre o individual, a solidariedade, o respeito humano, construindo continuadamente a criticidade e autonomia nos alunos.
Por fim, promover a oportunidade dos educandos compreenderem e tornarem-se capazes de criticar esses aspectos e recriá-los de acordo com suas expectativas e condições, aproximando mais o esporte do seu cotidiano.
É preciso ensinar futebol bem a todos porque todos podem jogar futebol de qualidade, alguns em menor, outros em maior tempo. Todo processo pedagógico exige paciência, mas se ensinarmos o mesmo, bem a todos, os alunos mostrarão habilidades para jogar futebol.
As atividades onde os alunos aprendam a conviver em grupo, construir regras, discutí-las e até discordar, podendo mudá-las, para que haja uma rica contribuição para seu desenvolvimento moral e social. Contribuir para o desenvolvimento da inteligência do aluno, não pensando apenas no craque, mas em sua condição humana; discutir sobre os acontecimentos da aula, colocando-o em situações desafiadoras, estimulando-o a criar suas próprias soluções para situações- problemas e falar sobre elas, levando-o a compreender suas ações.
0 comentários