A isometria tem sido inserida em muitos treinos como acompanhante perfeita para desenvolver e fortalecer a musculatura. A técnica consiste em usar os músculos do corpo contra um objeto imóvel ou manter o corpo em uma posição fixa por um determinado tempo. Neste treinamento estático, como também é conhecido, ocorre a ação muscular, mas nenhuma alteração no comprimento total do músculo, ou seja, você faz força, mas continua parado.
Um dos exemplos mais conhecidos deste tipo de exercício é a prancha, em que o praticante precisa ficar estático, contraindo os músculos do abdômen e também glúteos, braços e costas, para manter a estabilidade e força. É possível realizar a isometria com outros exercícios também, como o agachamento - mantendo-se na posição agachada ao invés de fazer o movimento de descida e subida -, bem como com exercícios feitos com halteres - segurando os pesos em determinada altura ao invés de realizar o movimento completo.
A manutenção das posturas e os exercícios contra superfícies imóveis (chão, por exemplo) promovem o desenvolvimento de tensão sem modificação do tamanho da fibra muscular, de forma a aumentar o tónus e força muscular, quando há fraqueza. É o método mais rápido para ganhar força muscular, sem aumentar a massa.
É importante saber, no entanto, que exercícios de isometria não são indicados para sedentários, idosos, fumantes ou hipertensos, já que aumentam a pressão sanguínea. Antes de realizar qualquer tipo de atividade física, por mais simples que possa parecer, é imprescindível realizar uma consulta com um profissional de Educação Física.
from Educação Físicaa
0 comentários