A Educação Física Escolar tem um espaço e tempo para um conhecimento expressivo para os alunos. Os profissionais de Educação Física Escolar têm que demonstrar aos seus alunos as probabilidades de adequação às regras dos esportes, para que todos possam participar desse processo humano. "É a educação que deve definir o esporte e não o esporte ser o elemento principal da educacionalidade, caso queiramos que a força pedagógica esteja na ação educativa e não na prática esportiva".

Na apresentação do esporte na educação física, há a apresentação de várias práticas de atividades corporais e esportivas que vão estimulam diretamente aspectos afetivos, cognitivos e psicomotores de uma criança. Apresentando isso, em presença, o mais adequado a se fazer, é desfrutar do movimento como meio de estimular a criatividade e expressão para a criança.

A educação física continua confirmando sua função de colaborar no desenvolvimento das crianças como um todo, preparando um lugar muito rico para interações e cogitações dos vários conflitos entre importâncias que vivem na escola. Ficou-nos aberta a seriedade do tutor neste artifício de desenvolvimento que deverá, conscientemente, admitir e bancar o desempenho de conselheiro no aumento de caráter, servindo como um exemplar e quanta referência de diálogo.

Cabe ao professor de educação física selecionar os conteúdos que de fato ajudarão nos objetivos propostos, pois o profissional tem que dar atenção ao conteúdo, uma vez que ele acaba sendo modelo para aquele aluno.

O Professor de Educação Física, em suas aulas, não deve intervir apenas no processo de ensino e aprendizagem de esportes apenas com o objetivo único de ensinar a técnica, mas deve se mostrar capacitado em trabalhar todos os aspectos que envolvem a prática do futsal no ambiente escolar e que serão de extrema importância para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, podendo desenvolver habilidades cognitivas, motoras, psicológicas e sociais.



from Educação Físicaa