O comprimento da quadra permite que o goleiro faça ligações diretas com o ataque da sua equipe, ou seja, pode puxar contra-ataques rápidos resultantes em gol. Outro aspecto é que esse atleta tem a facilidade de observar jogadas e a formação do time adversário por conta da posição privilegiada.
Automaticamente, esse fato contribui para que o goleiro se torne um grande orientador dentro de quadra, auxiliando o técnico com informações do posicionamento ofensivo e defensivo da equipe adversária.
Desse modo, o técnico pode elaborar uma estratégia mais efetiva com as informações passadas pelo seu goleiro. Da mesma maneira, o comandante do time pode utilizá-lo para ajudar a orientar a sua equipe dentro de quadra.
Para que o atleta ocupante da posição de goleiro venha obter sucesso na realização de suas funções, é necessário que este tenha algumas características físicas, técnicas, táticas e psicológicas que se enquadrem nas especificidades e exigências das partidas, sendo que estas podem facilitar a otimização do desempenho, não podendo ser vistas como limitantes na escolha de jovens para a função.from Educação Físicaa
0 comentários