Participar de atividades físicas na escola é uma delícia, principalmente quando os exercícios incluem a prática de determinados esportes, formação de times e participação em campeonatos. É uma forma interessante de interagir socialmente e ainda se movimentar. É por esses e outros motivos que a educação física escolar é tão importante.

Mas como é o cotidiano das práticas corporais? Este cotidiano alicerça as práticas pedagógicas nas aulas de Educação Física, à medida que as propostas pelos professores despertarem a criatividade, curiosidade, e o interesse pelo movimento corporéo. Para que surja tal posicionamento de ensino precisamos deixar para trás a discriminação, a rotulação que fazemos sobre as crianças, quando estas realizam algum movimento que não é aquele pré-determinado da forma que queremos que seja feito. Incorporando esta visão perceberemos finalmente que o Ensino da Educação Física trata-se de uma educação voltada ao ser humano, e não um simples treinamento que privilegia apenas o aspecto físico, sem considerar as implicações destas ações em todo em todo o ser.

Partindo dessas reflexões estaremos contribuindo com o processo construtivo da personalidade, pois o movimento manifesta intencionalidades operantes, estando este correto ou incorreto ambos exercem a espontaneidade servindo como aspecto principal para aprendizagem.

Essa compreensão lógica interna e externa das práticas corporais deverá ser construída com os alunos. Não sendo tratado o conhecimento do professor meramente, como o único conhecimento exclusivo de ensino. Mas aos poucos, o aluno poderá integrar a participação de vida no ensino dos conteúdos gerando com assim seu desenvolvimento educacional.

Entendemos que o ensino da Educação Física Escolar é caracterizado por uma transmissão de conteúdos voltados ao corpo, sendo assim sua intencionalidade educacional parte de duas realidades bem distintas que são: Uma Educação Física para o movimento e de outra por uma Educação Física pelo movimento.

Uma Educação Física para o Movimento.

A Educação Física para o movimento é a utilização de atividades físicas, motoras e recreativas, com o objetivo de desenvolver a motricidade geral do educando. Visa o ensino e o aprimoramento das capacidades físicas (força, velocidade, etc.) e capacidades motoras de base (coordenação, lateralidade, noção espacial), bem como habilidades específicas, no que insere as técnicas de movimento. A educação centra-se no movimento.

Uma Educação Física pelo Movimento

A educação pelo movimento é um instrumento do processo de aprendizagem que facilita a transmissão de conteúdos ligados ao aspecto cognitivo. O movimento torna-se então, um meio de aquisição e desenvolvimento de conhecimento desde que os objetivos educacionais possam relacionar a psicomotricidade, a cognição, a afetividade e principalmente a corporeidade.

O objetivo central da educação pelo movimento é contribuir ao desenvolvimento psicomotor da criança, de quem depende ao mesmo tempo também do desenvolvimento de sua personalidade para o sucesso escolar. A educação pelo movimento visa conjugar os fenômenos motores, intelectuais e afetivos, garantindo ao homem melhores possibilidades na aquisição instrumental e cognitiva, bem como na formação de sua personalidade.

E é através do movimento que a Educação Física Escolar integra-se com a construção educativa, pois ambos visam métodos e processos de ensino que objetivam o desenvolvimento global do indivíduo, gerando assim uma Educação pelo movimento.

Hoje é inadmissível que o professor de Educação Física e principalmente o de Educação Física Escolar, seja somente um mero transmissor de movimentos, sem que os conteúdos sejam motivantes ou que despertem o prazer pela prática, a qual deve ser vivenciada significativamente.

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