Imagine saltar, dançar, eliminar calorias, ganhar forca e resistência simplesmente preso por um elástico? Imaginou?
Você ainda vai ouvir falar sobre o Bungee, Bungee Workout, Neobungee? Essa e a mais nova tendência da área fitness e adaptada a recursos em estúdios de pilates.
Esse esporte se originou de rituais ancestrais, de pessoas que saltavam de lugares altos com apenas um elástico preso. O bungee original desenvolvido em academias foi criado por Joe S. em Bangkok, na Tailândia. No Brasil foi desenvolvida por Maria Eduarda Rangel e Amanda Braz como metodologia de treinamento para estúdios de pilates. "As pessoas amam. É uma nova experiência, um treino de verdade. Elas adoram sentir a dor muscular e suar muito durante a aula. Mas, mais do que tudo, elas sentem que vêm para brincar e não para fazer um exercício chato", conta Joey S.
No Bungee temos um acessório chamado Cadeirinha que e onde fixamos a região da cintura e das pernas e nos permite diversos movimentos de saltos coreografados, abrangendo um grande numero de exercícios de contrações concêntricas e excêntricas em saltos assistidos e resistidos. Existem tamanhos correspondentes dos elásticos de acordo com o peso corporal do cliente, podendo ser fixado em posições distintas, como parede ou fixação no teto. Isso ainda nos proporciona uma opção de exercícios. O acessório diminui o impacto nas articulações, podendo ser um opção para alunos que tem problemas nos membros inferiores e buscam o emagrecimento.
Podendo ser usado por todas as pessoas, ate para reabilitação, as restrições são para gestantes pela posição fixada da cadeirinha, clientes com dores crônicas, artrite, labirintite, processos inflamatórios em nível agudo e condições pós-operatórios. Sempre aconselhável usar o nosso bom senso como profissional da área e ver se analisar se nosso cliente esta apto para tal atividade ,se ela encaixa no objetivo dele, se ele gosta da atividade. Essa modalidade pode ser incluída em aulas de pilates e neopilates (artes circenses). Pode ser praticado ao ar livre e em aulas em academias com diversos elásticos também, por crianças, adultos e grupos especiais.
Os benefícios vêm muito mais além do que uma atividade inovadora, o Bungee pode ser utilizado em treinamentos de alta intensidade favorecendo o emagrecimento e ganho do condicionamento cardiorrespiratório, podendo melhorar o desempenho de atletas profissionais e amadores, a habilidade do salto vertical e muito importante em esportes. O uso do Bungee também permite uma gama de exercícios que desenvolvem a resistência física, flexibilidade, forca, agilidade, equilíbrio. Sendo utilizado em treinos de alta intensidade obtemos a melhora dos níveis de pressão arterial, níveis de colesterol, manutenção da massa magra e consequentemente a melhora da nossa saúde cardiovascular. E uma aposta muito grande para quem quer emagrecer, mas isso vai depender do tipo de treino e intensidade. Quanto à perda calórica, tudo depende de como cada pessoa realiza o treino. "Eu tenho um cliente na Espanha que usou um relógio inteligente durante uma aula de Bungee e notou que correu 7 km.", relembra Joey S.
Fui a pioneira na atividade na cidade de Rio das Ostras – RJ, onde também iniciei com as aulas de Neopilates (pilates+circo+funcional). Agora estou desenvolvendo esse projeto no bairro de Copacabana, Rio de Janeiro. Mesmo sendo uma cidade grande, observei que existem poucos locais com o método ainda.
Esse e o meu desafio para você, leitor. Experimente diversas formas de treinamentos, há atividades para todos os gostos. Salte, relaxe, sorria e seja feliz, afinal esse e sempre o nosso maior objetivo.
Se você já vivenciou uma experiência com o Bungee, já praticou alguma aula, deixem os seus comentários abaixo. Conte para a gente
Prof° Daniella Silva Ramos
Educadora Física - Especialista em Biomecânica e Fisiologia do Exercício.
Instrutora de Pilates, Neopilates, Treinamento Funcional, Acroyoga e Neobungee
Personal, Empreendedora
CREF: 027165-G/RJ -
Contato:
Tel: (21) 96527-1625 / Facebook: Dani Ramos / Instagram: @profdaniellaramos / Twitter: @Pilatesdaniella / Youtube: profdaniellaramos
from Educação Físicaa
0 comentários