Para o professor de Educação Física, o inicio do ano sempre é o momento de fazer o plano de curso para ser seguido durante o ano. E um dos pontos principais desse plano de curso são os objetivos e serem alcançados com os alunos.
São dois tipos de objetivos: o geral e o específico. Abaixo, darei alguns exemplos de ações que podem ser objetivos de plano de cursos e/ou aulas.
Objetivos Gerais
- Desenvolvimento corporal harmônico;
- Aquisição do controle corporal;
- Desenvolvimento das habilidades motoras;
- Condicionamento dos sistemas orgânicos a suprir demandas diárias e de emergência;
- Desenvolvimento de habilidades de utilização dos movimento como instrumento de comunicação e expressão;
- Utilização sadia das horas de lazer;
- Aquisição de comportamentos e valores referentes ao ajustamento pessoal e social;
Objetivos Específicos
Referentes a Esquema Corporal
- Reconhecer as possibilidades cinéticas do corpo, através de movimentos que o afetam com uma totalidade;
- Reconhecer o corpo no seu todo e diferenciar cada uma de suas partes por meio do movimento;
- Realizar movimentos independentes e interdependentes, com diversos segmentos do corpo;
- Definir sua dominância lateral;
Referentes a orientação Espaço- Temporal
- Orientar-se no espaço, discriminando localização, direção e dimensão;
- Movimentar-se, discriminando diferentes momentos do tempo, seu curso regular e fracionamento;
- Identificar e efetuar movimentos, discriminando as diferentes velocidades e trajetórias no deslocamento do corpo e objetos.
Referentes a Qualidades Físicas
- Estruturar movimentos que requeiram a coordenação geral;
- Estruturar movimentos que requeiram coordenação seletivas;
- Equilibrar-se em deferentes situações, com ou sem deslocamento, controlando e ajustando sua postura;
- Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram força;
- Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram resistência;
- Melhorar seu desempenho na execução de atividades que requeiram flexibilidade, agilidade e velocidade;
- Adquirir controle progressivo dos movimentos que evidenciam os graus de tensão muscular.
Referentes a Expressão Corporal
- Representar, com movimentos corporais, elementos e objetos do meio circundante;
- Movimentar-se, adaptando-se a diferentes ritmos;
- Expressar-se compondo a movimentação com um companheiro ou com o grupo;
- Cria sua própria seqüência de movimentos, em atividades de respostas, vivenciando pensamentos e sentimentos;
Referentes a Recreação
- Cooperar nas atividades em grupos;
- Utilizar, nos movimentos de lazer, habilidades motoras adquiridas;
- Desenvolver habilidades de modificar jogos a atividades para atender aos problemas sugeridos em relação ao espaço, material e tempo disponíveis.
Se você tem dificuldade de ter planos de aulas para colocar no seu plano de curso, você não pode deixar de conhecer o TOP 100 Educação Física Escolar, com 100 planos de aulas + 100 atividades de diferentes modalidades. Clique aqui e saiba mais!
Até a próxima!
from Educação Físicaa
0 comentários