A adolescência é um período de transição do desenvolvimento humano entre a infância e a idade adulta. Neste período da vida as alterações hormonais dão início a puberdade e são altamente relevantes, há também um surto de crescimento, ou seja, crescimento acelerado de peso, altura juntamente com o desenvolvimento muscular e esquelético. Ocorre nesta fase o crescimento de caracteres sexuais primários e secundários. No que tange aos pais, os pares, os amigos próximos a moradia, a qualidade de ensino, esportes, todos influenciam de alguma forma o desempenho educacional do indivíduo que esta passando pela adolescência. A condição socioeconômica é um fator relevante que tende a afetar a afetar as relações familiares, a qualidade da escolarização, as oportunidades de atividades extracurriculares e lazer (PAPALIA; OLDS, 2000).
Na adolescência o esporte assume um importante papel, pois ajuda no desenvolvimento global do indivíduo e é uma importante ferramenta de inclusão social e pode aproximar familiares, bem como auxilia no desenvolvimento físico e emocional. Da mesma forma que o indivíduo se desenvolve em etapas, no esporte o sujeito precisa de um tempo significativo para atingir seu rendimento máximo para adquirir os aprendizados necessários na modalidade que se propõe a praticar.
Miranda e Bara Filho (1998) afirmam que a preparação ideal no esporte leva vários anos até que o sujeito atinja de forma gradual e dentro de suas capacidades seu melhor desempenho. Neste tempo são desenvolvidos treinamentos técnicos, táticos, psicológicos que buscam desenvolver o melhor do atleta dentro da sua modalidade. Observa-se, como citam os autores que, em alguns casos, de forma despretensiosa, características psicofísico/social são postas de lado e acaba-se prejudicando o desenvolvimento de um esportista completo que usufrua de forma integral todos os benefícios do treinamento esportivo.
No esporte o adolescente tem a oportunidade de explorar novas maneiras de desenvolver-se como individuo e atleta com base no desenvolvimento de suas características físicas, psicológicas, intelectuais, etc. O crescimento que o esporte irá proporcionar ao adolescente é baseado em seus desejos pessoais. Um jovem que procura um esporte o faz por determinados motivos, os quais devem ser amplamente investigados por pais, treinadores e outros profissionais envolvidos. De acordo com Korsakas "toda prática esportiva oferecida às crianças e aos adolescentes é permeada por ações adultas – dos pais, dos dirigentes, dos professores, dos técnicos, dos árbitros; todos interferem de alguma forma nas experiências esportivas de seus praticantes" (2002, pg. 41). Isto porque, quando os mesmos buscam se informar do que motiva o indivíduo a praticar o esporte torna-se muito mais simples otimizar o treinamento. É fundamental visar o bem-estar o jovem no esporte de forma positiva e prazerosa (MIRANDA; BARA FILHO, 2008; BECKER JUNIOR, 2008).
Fonte
0 comentários